Mooc Inctec 2014

Mooc Inctec 2014

Módulo 4- Recursos Educativos Abertos Acessíveis

Comentário a recurso apresentado pela colega Susan Martins( Book Builder ) sobre Higiene Pessoal, retirado do Pinterest
http://bookbuilder.cast.org/view.php?op=view&book=92434&page=1



Escolhi este trabalho, porque achei  o tema interessante e muito útil para trabalhar com as nossas crianças , além disso apresenta textos reduzidos  e muitas imagens, o que o torna extremamente apelativo.  Contudo, penso que não cumpre todos os requisitos de um recurso educativo aberto.



Questão para estimular a discussão: Que utilização tem feito de recursos educativos abertos, software livre, cursos online abertos? Refira em que circunstâncias os utilizou e para que fim. Como encara o seu potencial?

É de facto evidente nos comentários aqui deixados a importância do Recursos Educativos Abertos e as suas crescentes potencialidades.
Apesar de conhecer e usar alguns recursos digitais, confesso que a minha familiaridade com estes novos desígnios se iniciou de forma total este ano. O MOCC é a minha primeira participação num curso on-line e confesso que tenho aprendido imenso, assuntos que nem fazia ideia da sua importância, um deles são as licenças Creative Commons. Estou rendida às TIC e já não dispenso o uso do computador diariamente, usando os REA nas minhas aulas.




Alternativa dois da atividade individual do Módulo 4

O recurso que apresento não foi construído especificamente para o Mooc.
Decidi aproveitá-lo dado que foi construído para trabalhar a unidade temática -Texto Poético- inserido na Unidade Poetas do Séc XX na disciplina de Português de 10ºano (ensino secundário) para alunos NEE com Autismo de Alto Funcionamento e com Asperger.
Foi escolhido este tema, não só pela componente abstrata  e simbólica do texto,  tentando simplificar a sua mensagem e torná-la mais concreta recorrendo às imagens,  mas também por ser um texto de tamanho reduzido que facilmente se poderá decompor e analisar faseadamente.

Foi construído um vídeo no MovieMaker com o poema " Escada Sem Corrimão" de David Mourão Ferreira. Este vídeo foi incorporado num Powerpoint onde se faz a análise detalhada do poema através da decomposição verso a verso, acompanhando sempre de imagens significativas.

Este Powerpoint está partilhado no meu drive  e podem aceder aqui.

Análise  do poema que foi feita no Powerpoint foi também publicado  no ISSUU






Sem comentários:

Enviar um comentário