http://bookbuilder.cast.org/view.php?op=view&book=92434&page=1
Escolhi este trabalho, porque achei o tema interessante e muito útil para
trabalhar com as nossas crianças , além disso apresenta textos reduzidos e muitas imagens, o que o torna extremamente
apelativo. Contudo, penso que não cumpre
todos os requisitos de um recurso educativo aberto.
Questão para estimular a discussão: Que utilização tem feito de recursos educativos abertos, software livre, cursos online abertos? Refira em que circunstâncias os utilizou e para que fim. Como encara o seu potencial?
É de facto evidente nos comentários aqui deixados a
importância do Recursos Educativos Abertos e as suas crescentes
potencialidades.
Apesar de conhecer e usar alguns recursos digitais, confesso
que a minha familiaridade com estes novos desígnios se iniciou de forma total este
ano. O MOCC é a minha primeira participação num curso on-line e confesso que tenho
aprendido imenso, assuntos que nem fazia ideia da sua importância, um deles são
as licenças Creative Commons. Estou rendida às TIC e já não dispenso o uso do
computador diariamente, usando os REA nas minhas aulas.
Alternativa dois da atividade individual do Módulo 4
O recurso que apresento não foi construído especificamente para o Mooc.
Decidi aproveitá-lo dado que foi construído para trabalhar a unidade temática -Texto Poético- inserido na Unidade Poetas do Séc XX na disciplina de Português de 10ºano (ensino secundário) para alunos NEE com Autismo de Alto Funcionamento e com Asperger.
Foi escolhido este tema, não só pela componente abstrata e simbólica do texto, tentando simplificar a sua mensagem e torná-la mais concreta recorrendo às imagens, mas também por ser um texto de tamanho reduzido que facilmente se poderá decompor e analisar faseadamente.
Foi construído um vídeo no MovieMaker com o poema " Escada Sem Corrimão" de David Mourão Ferreira. Este vídeo foi incorporado num Powerpoint onde se faz a análise detalhada do poema através da decomposição verso a verso, acompanhando sempre de imagens significativas.
Este Powerpoint está partilhado no meu drive e podem aceder aqui.
Análise do poema que foi feita no Powerpoint foi também publicado no ISSUU
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